Twitter

quarta-feira, 23 de março de 2011

Exposição “Warhol TV” no Rio!


     Em meio a uma conversa no trabalho com nosso amigo e ator Álvaro (Vico Monteiro), fiquei sabendo por intermédio do mesmo que estava ocorrendo uma ótima exposição no Oi Futuro. Trata-se de uma exposição com entrada franca do visionário Andy Warhol. Andy Warhol (nascido Andrew Warhola; Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928Nova Jersey, 22 de Fevereiro de 1987) foi um empresário, pintor e cineasta estadunidense, bem como a maior figura do movimento de pop art (arte Popular). 
     Na década de sessenta conseguiu destaque e muito sucesso em sua carreira de artista plástico, passando a trabalhar com conceitos de publicidade em suas obras. Isso se deu através do uso de cores fortes e brilhantes, além das tintas acrílicas.
     Ele revolucionou ou reinventou o estilo pop art através da reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos que estiveram presentes em artigos de consumo do cotidiano das pessoas, como sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola. Isso sem falar nas super famosas artes com os rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Michael Jackson, Elvis Presley, Pelé, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores. Além das serigrafias Warhol também se utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.
Andy Warhol - Marilyn Monroe
 
Banner da Exposição no Oi Futuro
 
 
      O Oi Futuro do Flamengo está apresentando para o público, desde o dia 2 de fevereiro, a exposição “Warhol TV”, que reúne a importante e pouco conhecida obra do artista feita para a televisão. Todos os filmes e vídeos vêm do acervo do “Museu Andy Warhol“, em Pittsburgh, EUA.  
  
Galeria de entrada do museu, por Terry Clark


      Pela primeira vez se dedica uma exposição exclusivamente a esta produção do gênio e maior disseminador da cultura pop americana. Sua curadoria e idealização são da francesa Judith Benhamou-Huet, autora de diversas publicações sobre arte. “Warhol TV” ficará no Rio até 03 de abril, quando seguirá para o Oi Belo Horizonte, de 12 de abril a 12 de junho. A mostra foi realizada em 2009 e em 2010, com enorme sucesso, em Paris e Lisboa. A Zadig!, que trouxe ao Brasil a exposição de Yves Saint-Laurent, é responsável pelo projeto.

Andy Warhol


      Andy Warhol (1928-1987) experimentou vários meios de expressão artística, explorando áreas tão diversas como o cinema, fotografia, pintura, música e vídeo.  Entretanto, sua relação com a televisão, apesar de pouco conhecida e explorada, foi marcante. De meados dos anos 1960 e nas duas décadas seguintes, Warhol fez uma série de filmes e vídeos para a televisão, e participou de programas famosos na época como o Saturday Night Live e Love Boat. Para viabilizar seus programas, em formatos extremamente avançados para a época, criou sua própria produtora, tendo na vice-presidência o americano Vincent Fremont, que trabalhou com ele de 1969 até sua morte, em 1987, e foi um dos fundadores da “Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais”. Fremont virá ao Rio para a abertura da mostra, com o apoio do Consulado Americano e da American Airlines
     A série de programas “Fashion” (dez episódios sobre moda, criadores e manequins) e “Andy Warhol’s TV” foram vistas em canais a cabo. Neles, Andy Warhol entrevistou Steven Spielberg, John Waters, Duran Duran, Cindy Sherman, Larry Rivers, Bill Coppely, Keith Haring, Pee Wee Herman, Paloma Picasso, Issey Miyake, Debbie Harry, Divine, Sting e Georgia O´Keeffe. A então jovem MTV abrigou de 1986 até a morte do artista, em 1987, outro importante programa: “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”, com um total de cinco episódios com 30 minutos cada. Em todos esses programas, eram constantes a presença de celebridades como Grace Jones, Courtney Love, Halston, Marc Jacobs, Blondie, David Hockney, Keith Haring, Kenny Scharf e Basquiat, também estão retratadas na exposição. Andy Warhol produziu ainda videoclipes para diversas bandas, como The Cars.
      
Paper Toy - Andy Warhol



Percurso da Exposição
      No três monitores dispostos no térreo do Oi Futuro, será projetado na íntegra o episódio 2 do programa “Andy Warhol’s Fifteen Minutes” (com Grace Jones, Kenny Scharf, Marc Jacobs e William Burroughs, entre outros). Em duas grandes paredes laterais do prédio serão exibidas imagens em câmera lenta de Andy Warhol correndo.
     No nível 2, serão projetadosm o screen test com Marcel Duchap, episódios do segmento “TV Antes da TV” (Soap Opera, de 1964; “Vivian’s Girls”, 1973; “Phoney”, 1973; “Fight”, 1975), fragmentos com a participação de Andy Warhol no programa “Saturday Night Live”, de 1981, o módulo “Beleza e sexo”, com uma seleção de episódios das séries “Fashion: Male Models, Debbie Harry and friends”, extratos de quatro episódios do programa “Andy Warhol’s TV”, e do episódio 4 de “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”. Neste andar estarão ainda o tema “Caçador de Talentos”, com um recorte das séries “Fashion: The empress and the Commissioner”, episódios 5, 16 e 18 de “Andy Warhol’s TV”, e o piloto e episódios 1 e 4 de “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”. Também serão exibidos nessas salas os três comerciais feitos pelo artista: para a Coca-Cola, TDK e Braniff.
     No quarto nível estarão os segmentos “Damas e Cavalheiros” e “Artistas”. Haverá projeções na parede e no teto, e a grande parede que percorre esse espaço será pintada no tom prata, em alusão à Factory, em que havia essa cor. Por intermédio do Istituto Europeo di Design, a empresa AlberFlex está produzindo poltronas especialmente para ambientar essas salas, inspiradas no padrão de cores usado pelas emissoras de televisão.
     O nível 5 será dividido em duas salas. Uma vai mostrar o episódio de 49 minutos de “Love Boat”, gravado em 1985, com a participação de Warhol, em que o público poderá assistir deitado sobre uma cama king size, com almofadas. A idéia é reproduzir o quarto de Warhol, que assistia tevê em sua cama. Na sala ao lado, haverá bancos dispostos como em um templo de oração, em ambiente escuro, para “O último show”, a projeção da missa fúnebre de Warhol, realizada na Igreja de St Patrick, em Nova York.
     No último nível, o da cafeteria, será exibido na parede o clipe da música “Hello Again”, do grupo The Cars, de 1984, dirigido por Andy Warhol. No teto deste andar, estarão os infláveis prateados da obra “Silver Clouds”, feita em 1966. A exposição conterá textos de parede indicativos dos trabalhos mostrados, com frases ou depoimentos relacionados a eles.
Exposição: Warhol TV
Oi Futuro Flamengo, Rio
Visitação pública: 2 de fevereiro a 3 de abril de 2011
Curadoria: Judith Benhamou-Huet
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro 21
De terça a domingo, das 11h às 20h. 
Entrada franca.
Informações: (21) 31313060 // www.oifuturo.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário